Projeto: Formas e Arte
Série 2º ano
Duração: 1 (um) mês
Justificativa
Este projeto foi proposto para sensibilizar os alunos em relação às obras de arte e estimular a aprendizagem de uma forma lúdica e interdisciplinar, com as figuras geométricas e possibilitar a compreensão da matemática de maneira natural e agradável, bem como o uso das tecnologias disponíveis na escola.
Objetivos
• Identificação das cores e formas no ambiente social.
• Inclusão digital;
• O raciocínio lógico;
• Promover a interdisciplinaridade;
• Motivar o aluno;
Objetivos específicos
- Habilidade do uso do computador;
- Criar desenhos livres utilizando formas geométricas;
- Explorar a criatividade, a socialização e a cooperação entre os grupos;
- Ampliar as coordenações motoras, visuais e auditivas;
- Identificar e nomear formas;
- O raciocínio lógico;
- Reconhecer a importância das obras de arte na história;
Metodologia
A atividade será dividida em quatro etapas, na primeira os alunos serão questionados, discutindo sobre o assunto, em seguida será apresentado o material concreto para manipulação e explicações do mesmo. Logo após serão realizadas atividades diversas em folhas sulfites com as figuras apresentadas.
Na segunda etapa os alunos serão levados ao laboratório de informática para apresentação de alguns jogos e programa que irão usar com as formas geométricas para criar desenhos, que serão utilizados em sala para uma produção textual. Em sequência em outra aula de informática serão visitados sites de alguns pintores que usam em suas produções as formas geométricas.
Na terceira etapa serão apresentados alguns pintores brasileiros que em suas obras fazem uso das figuras geométricas em suas criações. Será escolhida uma obra para releitura dos alunos: inicialmente farão no caderno de desenho com lápis de cor e posteriormente em folha com tinta guache.
Na ultima etapa os trabalhos produzidos nas aulas no laboratório de informática serão utilizados para produção de texto.
Vantagens do uso da Tecnologia
ü Levar as Crianças a ter contato com a informática e a tecnologia;
ü Incluir as crianças na “Era Digital”;
ü Socializar e integrar as crianças;
Cuidados
ü Ter cuidados individuais e com o manuseio dos equipamentos;
ü Ter um orientador capacitado no momento do desenvolvimento das atividades com o computador;
Avaliação
• Observação do cumprimento das etapas;
• Despertar a participação e o interesse de construir as figuras;
• Utilização do computador como
Recursos complementares
http://www.galeriaerrolflynn.com.br/biografiatarsiladoamaral.htm
http://www.tarsiladoamaral.com.br
http://www.galeriabrasil.com.br/tarsila.htm
http://www.personales.ciudad.com.ar/pintoresdomundopoem...
http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm
http://www.trabalhoescolar.hpg.ig.com.br/tarsila_do
http://www.edukbr.com.br/estudioweb/ativ_antigas/tarsila/arte_brasil2.htm
http://www.personales.ciudad.com.ar/pintoresdomundopoem...
http://www.trabalhoescolar.hpg.ig.com.br?tarsila_do_amaral.htm
http://www2.uol.com.br/museus/mam/tardi.html
http://www.edukbr.com.br/estudioweb/ativ_antigas/tarsila/arte_brasil2.htm
http://www.trabalhoescolar.hpg.ig.com.br?tarsila_do_amaral.htm
http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm http://www2.uol.com.br/museus/mam/tardi.html http://www.pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/diciomat/diciomat.htm http://www.ricci-arte.biz/pt/Wassily-Kandinsky-4.htm, http://www.tarsiladoamaral.com.br/criancas.html, http://www.suapesquisa.com/temas/pintores_brasileiros.htm http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=519&id_pagina=1
http://www.tarsiladoamaral.com.br
http://www.galeriabrasil.com.br/tarsila.htm
http://www.personales.ciudad.com.ar/pintoresdomundopoem...
http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm
http://www.trabalhoescolar.hpg.ig.com.br/tarsila_do
http://www.edukbr.com.br/estudioweb/ativ_antigas/tarsila/arte_brasil2.htm
http://www.personales.ciudad.com.ar/pintoresdomundopoem...
http://www.trabalhoescolar.hpg.ig.com.br?tarsila_do_amaral.htm
http://www2.uol.com.br/museus/mam/tardi.html
http://www.edukbr.com.br/estudioweb/ativ_antigas/tarsila/arte_brasil2.htm
http://www.trabalhoescolar.hpg.ig.com.br?tarsila_do_amaral.htm
http://www.tarsiladoamaral.com.br/index_frame.htm http://www2.uol.com.br/museus/mam/tardi.html http://www.pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/diciomat/diciomat.htm http://www.ricci-arte.biz/pt/Wassily-Kandinsky-4.htm, http://www.tarsiladoamaral.com.br/criancas.html, http://www.suapesquisa.com/temas/pintores_brasileiros.htm http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=519&id_pagina=1
Nenhum comentário:
Postar um comentário